MUITAS pessoas só querem "animais de raça", pura de
preferência, sem saber o custo que isto tem.
Custo de sofrimento,de dor, de doenças, de toda sorte de
malvadezas no - processo seletivo- dos peludos.
Outros só querem "filhotes", sem saber a maravilha que é
pegar um animal adulto, com imunidade,experiência ,e muita
gratidão .
EXISTE O PELUDO AMIGO QUE AMAMOS. Deu. MAIS NADA.
É claro que animais de raça também sofrem muito, ninguém fica
de fora.
Mas devemos alargar o nosso olhar, não tem tamanho, idade, cor
do pelo, tamanho das orelhas, nada disso importa.
Só o entendimento entre as várias escalas de vida desta terra.
Só aquela cruza de olhares entre nós e o peludo, quando se tem
a certeza que a partir daí , as coisas vão melhorar.
PENSE NISSO.
E TEM GENTE QUE QUER ENGANAR A PRÓPRIA CONSCIÊNCIA ACREDITANDO QUE AQUI NESTE PAIS TROPICAL, ABENÇOADO POR DEUS E BONITO POR NATUREZA, OS CRIADORES TRATAM AS "matrizes" COM RESPEITO E HUMANIDADE.
Saiba como funciona a indústria de filhotes
Logo após a morte de sua companheira de 13 anos,uma Cocker chamada Sophie, Oprah se deparou com um outdoor que dizia: "Oprah, faça um programa sobre as Fábricas de Filhotes. Os cães precisam de você" .
O responsável pelo pedido era Bill Smith , fundador da Main Line Animal Rescue.
Todos os anos, Bill e vários voluntarios resgatam centenas de animais abandonados, indesejados e vítimas de maus tratos , cuidam e arrumam novas famílias para eles. Muitos dos animais que ele resgata vem das fábricas de filhotes, que ele descreve como "lugares onde maus criadores se importam muito mais com os lucros do que com a saúde ou o bem estar dos animais" .
Segundo ele, um animal em uma fábrica de filhotes se depara com condições deploráveis de vida, incluindo cruzamento consangüíneo; mínimo ou nenhum cuidado veterinário , abrigo limitado e gaiolas superpovoadas.
" Nós estávamos tão frustrados … e ninguém parecia estar ajudando os animais" , Diz Bill . " Eu sei que a Oprah é amante dos animais . Eu pensei que ela poderia nos ajudar a contar esta história ao mundo e educar muitas pessoas." O outdoor realmente adiantou , e um programa sobre as fábricas de filhotes foi gravado. Antes de continuar com o programa, Oprah diz "Acredito que quando vocês virem , com seus próprios olhos, vocês não irão apoiar isto ."
Para ver o que acontece nas fábricas de filhotes, a repórter do programa da Oprah , Lisa Ling levou uma câmera escondida , e na companhia de Bill , fez uma tour pela Pennsylvania. De acordo com a Humane Society dos estados Unidos, existe cerca de 10mil fábricas de filhotes operando naquele país.
Eles também visitaram dois pet shops, pois muitos dos cães que nascem nas fábricas de filhotes acabam em pet shops ou vendidos pela internet. Enquanto o proprietário da loja geralmente nega que seus animais venham de fábricas de filhotes, Bill diz que a maioria efetivamente vem destes locais.
" O fato é , o que eles estão fazendo não é ilegal." , diz Lisa. "Mas o objetivo, acredito, aqui, é fazer surgir a consciência. As pessoas vão aos pet shops , e vêem esses filhotinhos pequenos e fofos , e não fazem a menor idéia de onde eles vem , e o que eles tem que suportar" .
Lisa e Bill passam dois dias rastreando filhotes dos pet shops até seus criadores.Geralmente Bill pede aos criadores para dar a ele os cães que eles não querem mais, ou que planejam matar. Segundo ele, os criadores geralmente querem se livrar de fêmeas mais velhas e machos novos, pois eles precisam de apenas um ou dois
" O fato é , o que eles estão fazendo não é ilegal." , diz Lisa. "Mas o objetivo, acredito, aqui, é fazer surgir a consciência. As pessoas vão aos pet shops , e vêem esses filhotinhos pequenos e fofos , e não fazem a menor idéia de onde eles vem , e o que eles tem que suportar" .
Lisa e Bill passam dois dias rastreando filhotes dos pet shops até seus criadores.Geralmente Bill pede aos criadores para dar a ele os cães que eles não querem mais, ou que planejam matar. Segundo ele, os criadores geralmente querem se livrar de fêmeas mais velhas e machos novos, pois eles precisam de apenas um ou dois cães machos para procriar com 20 femeas férteis . Fêmeas jovens são muito valorizadas nas fabricas de filhotes.
Em uma das fábricas de filhotes, Lisa e Bill encontram um filhote de cockapoo ( mistura de coker com poodle) e perguntam pela mãe dele. O criador diz que a mãe é um dos cães nas gaiolas que se encontram fora da casa. Eles seguem o criador para uma construção cheia de pequenos engradados de madeira, lotados de cães. "O espaço é tão pequeno, as mães estão pisoteado seus bebês" diz Lisa. Muitos desses cães nunca andaram na grama durante sua vida inteira, mesmo morando em uma propriedade de 60 acres.
Procurando pela mãe dos filhotes de um Labrador , eles a encontram em um pequeno curral cheio de lama . "Suas mamas foram engolidas" , mostra Bill , uma evidência de que ela teve muitas e muitas ninhadas durante sua vida.
Lisa e Bill continuam a visitar fabricas de filhotes aos arredores. Em uma delas, eles encontram cerca de 40 cães presos em gaiolas de coelhos , suspensas em um teto de um quarto que exalava cheiro de urina e fezes.
Antes de visitar outra fábrica de filhotes, Bill avisa Lisa sobre o que eles podem encontrar " este é provavelmente o pior lugar em que já estive em toda a minha vida. Este Antes de visitar outra fábrica de filhotes, Bill avisa Lisa sobre o que eles podem encontrar " este é provavelmente o pior lugar em que já estive em toda a minha vida. Este criador tem cães correndo e girando em rodas dentro de jaulas. O criador diz que é bom para eles, pois assim eles se exercitam." O criador não os deixou entrar na propriedade para ver os animais , mas Bill e Lisa encontraram 2 animais mortos ao lado da propriedade.
No terceiro criador , Lisa e Bill vêem gaiolas ao relento , com cães da raça Spitz Alemão. Bill diz que os cães provavelmente nunca saíram daquelas pequenas gaiolas , e é provável que eles não saiam dali nem mesmo com o mau tempo e podem morrer apenas pela exposição ao frio .
Durante as visitas aos criadores, Bill resgatou dezenas de animais . Para Lisa, o modo como os animais vivem é assustador "enquanto eu fico aliviada pelos 39 que conseguimos salvar, existem centenas que vimos ali e que continuarão nas gaiolas pelo resto de suas vidas" diz Lisa.
Segundo Bill, muitos criadores ligam para ele para saber se ele quer buscar cães indesejados. "Nós desenvolvemos um relacionamento com algumas dessas pessoas, e na verdade esses são os criadores de bem, porque eles nos dão os animais. Muitas vezes eles nos ligam e nos dão de 45 minutos a 1 hora para a gente vir e pegar os animais antes de atirarem naqueles que eles não querem mais .É sempre impressionante para mim quando vou buscar um animal , o criador o tinha por 8 ou 9 anos e o animal não tem nem nome. Ele nunca saiu de sua jaula. Ele não sabe andar , eu tenho que carregar o animal até o carro. É de partir o coração."
A repórter Lisa diz que uma razão para que os donos das fabricas de filhotes mantenham os animais nessas condições é cultural "eles não vêem os animais do mesmo jeito que outros vêem.Eles acreditam que os homens devem dominar os animais. Muitos não parecem perceber que o que eles estão fazendo é desumano , por causa de sua educação… como se essa fosse a maneira como as coisas devem ser. E o fato é, existe um mercado para filhotes na America."
Bill conta que ele pergunta aos criadores porque eles tratam os cães tão mal . "Eles pensam que somos bobos quando viemos buscar os cães que não querem mais. Uma vez me perguntaram sobre um Cocker que eu havia levado para casa, e eu disse " ela está bem , esta andando pela casa e tudo mais" e ele disse " você deixa este animal andar pela casa onde sua família vive?" e eu disse " sim, eu deixo" . Ele não conseguia entender isso . É uma mentalidade diferente . Cães são considerados produtos agrícolas , são como uma espiga de milho.
"Eu sei que salvar apenas um animal não é salvar o mundo , mas com certeza faz uma enorme diferença na vida deste cão" ,.
Então, o que podemos fazer para realmente fazer a diferença ? "O que podemos fazer é recomendar fortemente que as pessoas não comprem animais em pet shops . Vá a um abrigo . Esta tem que ser sua primeira opção e sua parada. SE VOCÊ INSISTE EM TER UM ANIMAL DE RAÇA PURA SAIBA QUE um terço dos animais dos abrigos são de raça pura .
Nenhum comentário:
Postar um comentário