Páginas

sábado, 5 de março de 2011

DOU MINHA OPINIÃO!

LEIAM A REPORTAGEM ABAIXO!
Ibama veta animais em desfile de escola de samba, diz MPF
Tom Maior pretendia levar jaguatirica para Sambódromo do Anhembi.
Ibama disse que não recebeu pedido, mas negará eventual solicitação.
Da Agência Estado
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que a escola de samba paulistana Tom Maior ainda não fez nenhum pedido para a utilização de animais silvestres no desfile de sexta-feira (4), mas já avisou que uma eventual solicitação será recusada imediatamente. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2) pelo MPF, que cobra explicações da agremiação sobre o assunto.
A Tom Maior tem até o final desta quarta-feira (2) para deixar claro se pretende, ou não, levar uma jaguatirica e um outro bicho para o Sambódromo do Anhembi. Para o Ibama, conforme informações do MPF, a exposição dos animais no desfile "configuraria, sem sombra de dúvidas, uma grave situação de maus-tratos, ato ilícito pela Lei de Crimes Ambientais".
Em reportagem publicada no último dia 17 pelo jornal "O Estado de S. Paulo", o presidente da escola, Marko Antonio da Silva, disse que queria levar à avenida uma jaguatirica e um outro animal, uma suçuarana ou um lagarto, mas que não considerava pedir autorização ao órgão ambiental por temer que ela fosse recusada. "A ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito", afirmou, segundo a reportagem.
Nesta quarta-feira, Silva não quis se pronunciar a respeito e afirmou que a resposta ao MPF é uma "decisão interna" da Tom Maior. Tanto a jaguatirica quanto a suçuarana são animais ameaçados de extinção. A escola fará uma homenagem a São Bernardo do Campo, no ABC, no desfile deste ano e convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da apresentação.


MINHA OPINIÃO
Como o senhor Marko Antonio da Silva pensou essa barbaridade? Uma jaguatirica ou uma suçuarana? Esses animais ficariam totalmente estressados durante os 90 minutos de desfile, quando, certamente, teriam que ficar trancados em uma jaula. As luzes, o balançar do carro alegórico e o barulho não fazem parte de seu ambiente. É muito maldade sujeitar um animal (que já está em extinção) a esse tipo de "emoção".
Há anos, escolas de samba têm novas ideias para surpreender o público. Eu adoro assistir a todo aquele espetáculo, mas o uso de animais vivos é algo inaceitável. Até hoje são usadas penas de animais nas fantasias. Será que isso não é suficiente? Sr. Silva ainda declara que "ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito". O que esse homem tem na cabeça? Ressalto que o uso desses animais sem qualquer autorização seria crime ambiental, crime de maus-tratos.
Agora, gente, vamos pensar: como uma pessoa consegue sequer tem essa ideia tão absurdo e ainda não recorrer os órgão responsável. Será que ele não pensou em como agentes ambientais, amantes de animais e protetores iriam reagir a isso e como isso afetaria a própria escola na hora da contagem dos pontos? De forma alguma essa ideia seria bem vista pelo público em geral! Francamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...