Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

DESPLUGUE-SE!

Você já pensou como seria sua vida sem Orkut, Facebook, Twitter, e-mails, celulares, blogs, ou qualquer rede social? Ou simplesmente sem qualquer aparelho tecnológico? Já tentou ficar pelo menos dois dias longe dessa bagaça toda?
Juro que tentei ter essa experiência quando tirei 10 dias de férias, viajando pela Bahia. Contudo, levei o netbook do meu namorado comigo para poder armazenar minha fotos com segurança. Há sempre uma desculpa! Só por ter levado esse pequeno aparelho e o meu celular já cometi um pecado de acordo com um novo movimento mundial, contra o uso excessivo de tecnologia. O objetivo é fazer com que as pessoas percebam que precisam passar mais tempo com pessoas reais ou ter uma vida mais ativa ao ar livre. De acordo com os aqueles que pregam essa nova religião, essas atitudes também ajudam a dar mais produtividade ao trabalho e não perdem oportunidades como muitos pensam.
Algumas grandes empresas já têm seus slogans para esse novo comportamento, como Diesel, 284 e uma de telefonia tailandesa. Além de empresas, já existem movifestos concretos, como The Sabbat Manifesto, Slow Food, Slow Living. Entretanto todos os integrantes desses grupos sabem o quanto é difícil simplesmente deixar tanta tecnologia de lado, afinal elas nos perceguem até mesmo no trabalho. Para tanto, alguns deles criaram dias específicos para que você possa desfrutar de uma vida comum e rodeada de pessoas.
Ora! Mas por que tanto alarme agora? Afinal passamos pelos tempos de celulares e computadores de mesa sem ter que nos preocupar com isso. O problema é que a tecnologia está nos desconectando da vida real. Chega a ser irônico, não é mesmo? Mas essa é a pura verdade. As pessoas almoçam falando aos celulares, twitam cada passo que dão o dia inteiro e conversam por emails, programas de mensagens instantâneas e Facebook. O contato humano foi deixado de lado por uma praticidade que pode acarretar grandes problemas, como o aumento de pedofilia, crises em relacionamentos e falta de conhecimento.
Esses grupos não esperam que as pessoas simplesmente abandonem toda essa tecnologia. Eles apenas querem demonstrar que é possível viver bem - e talvez melhor- pelo menos uma vez por semana, quando se afasta toda essa movimentação imóvel. Ao perceber essa necessidade, empresas de turismo estão investindo cada vez mais em roteiros onde os sinais para internet e celulares ainda não chegaram; mas não é preciso ir para tão longe. Tente fazer um pequeno esforço mental e tenha um dia ao ar livre por semana. Pense nisso antes que faça parte dos Twiteiros Anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...