Time is money!
Essa é a expressão com a qual todos nós vivemos atualmente. Para uma produção maior, trabalhamos contra o tempo.
Não poderia ser diferente para viagens de lazer. Hoje não se perde mais tempo nem dinheiro com lugares que nada nos enriquecerão. Tudo deve ser milimetricamente planejado, desde a compra de passagens até os pontos turísticos que serão visitados. Assim surgiu o FLASHPACKER, o backpacker do século 21.
O flashpacker é o viajante descolado (007) e econômico (como o mochileiro), mas que não abre mão do conforto e do estilo.
Como identificá-lo:
- A internet é sua fiel aliada para a pesquisa de preços de passagens aéreas e hospedagens. Pinchinchar é a arma do negócio!
- Não dorme em quartos coletivos. Opta por albergues mais modernos e geralmente prefere os quarto privativos. Internet liberada sempre!
- Adora um plano de fidelidade e usa cartões de créditos que lhe renda milhas.
- A idade varia entre 25 e 35 anos. Visual despojado não significa falta de estilo. Trabalha e já possiu uma grana extra para suas viagens.
Ao que tudo indica, essa tendência de viajantes vem crescendo a cada ano e albergues estão tentando acompanhar esse mudança. Outra diferença entre o velho mochileiro e o flashpacker é a quantidade de itens que este sempre leva consigo. Se o mochileiro tenta não se sobrecarregar, flashpacker não está muito preocupado com esse detalhe.
Itens essenciais de um flashpacker:
- Câmera: qualquer viajante tem uma, mas a do flashpacker é mais moderna. Geralmente preferem modelos SLR.
- Filmadoras: fotografias são ótimas, mas vídeos são melhores. Certamente seus amigos vão ter uma noção melhor de suas aventuras.
- Laptop: é preciso armazenar tudo o que foi registrado, além de ter acesso a internet. Acredito que netbook também ajudam bastante e são bem mais leves.
- Itouch: música são ótimas companheiras em viagens, mas simples MP3 player ou ipod não adiantam. Para horas dentro de um ônibus ou avião é necessário algo mais - vídeos. Quer um adicional? Tablets são perfeitos, pois ainda têm wi-fi.
- Cellphone: Smartphones sempre! Você não vai querer perder SMS ou e-mails, certo? Aliás, nunca se sabe quando será preciso ligar para o albergue ou marcar encontros com amigos.
- Extra hard drive: Com tantas fotos e vídeos, você vai se garantir apenas no laptop?? Nunca!
- Produtos para o corpo: mochileiros são conhecidos por não serem tão limpinhos. Isso não aconteceria com um flashpacker. Esse viajante sabe exatamente como se cuidar e está sempre pronto para um noite em um bar e para conhecer pessoas novas.
A alimentação do flashpacker também é bem diferente do mochileiro. Nada de McDonalds ou pizza, miojo feito na cozinha do albergue? Nem pensar. O flashpacker pesquisa e descobre os lugares mais baratos para comer, além de aproveitar mais a culinária local.
Os destinos do James Bond mochileiro são cidades menos exploradas pelo turismo em massa ou grandes cidades turísticas fora de temporada. Acredite! Viajar um mês antes do que é considerado alta temporada pode fazer com que você economize muito e perca bem menos dos atrativos das cidades.
Ao resumo de tudo, flashpackers são viajantes cheios de parafernalha eletrônica, que lhes são muito úteis durante suas viagens. A tecnologia nos permite estar sempre conectados a nossos amigos e família, além de nos ajudar a registrar melhor nossas aventuras e compartilhar experiências culturais. Esse novo conceito de viajante está em qualquer esquina turística. Olhe com atenção e você o reconhecerá logo, logo.
OBS: Fiz uma busca básica sobre o assunto e tentei colocar todas as informações que eu encontrei em INGLÊS. Isso mesmo! Não achei um só site em português sobre flashpacking, nem mesmo um blog.
Ao ler e reler sobre o flashpacking, descobri-me uma. Nunca viajo sem meu laptop, já comprei meu smatphone, amo minha câmera Sony DSC-H7 e não ligo de viajar em baixa temporada. Ainda há outras providências para virar um flashpacker por completo, mas estou chegando lá. Minha prova de fogo está sendo minhas férias. Meus destinos? Salvador e Bariloche.
Como quase tudo aqui tem continuação, semana que vem tem mais dicas e informações de viagens (pelo menos das minhas).

Nenhum comentário:
Postar um comentário