Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PROJETO FASHION- 1 EPISÓDIO

Às 22:30, lá estava eu na casa do meu namorado, que já sabia que que não teria namorada pelos próximos 90 minutos. O primeiro episódio do reality show Projeto Fashion foi ao ar às 22:45 e eu estava atenta a todos os detalhes e comentários. Depois de tanta ansiedade, finalmente poderei dar minhas opiniões sobre a versão brasileira.
Com exceção da passarela que estava fiel ao versão original do programa, a infraestrutura do programa me decepcionou um pouco por causa do pouco espaço que os estilistas terão para trabalhar. Como estou acostumada com a versão norte-americana, as estações de trabalhos deles me pareceram pequenas, tal como o lounge. De qualquer forma, ao longo do programa, os participantes pareceram aproveitar suas estações de forma satisfatória. Então acho que esse detalhe não lhes trouxe nenhum problema. O lugar onde as modelos passam por maquiagem e cabelereiros me lembrou a versão apresentada por Heidi Klum, só que dessa vez a Contém 1 gr substituiu a L'oreal. O que me deixou na dúvida foi de onde saíram os acessórios usados nos desfiles. Acredito que as lojas Marisa estejam patrocinando essa parte do programa, pois foi o único logo que pareceu durante o show e poderia fornecer os acessórios, que também deixaram a desejar.
Quanto aos participantes, admito que não os achei muito interessantes de acordo com suas apresentações. Deve-se levar em conta que esse foi o primeiro episódio, então os darei certa anestia em relação a esse ponto. É claro que sempre há aqueles que irão se destacar mais por polêmica ou excentricidade, mas, ao que pareceu, essa temporada não haverá tantas surpresas. Senti que eles ainda não estão tão à vontade com essa agitação e também não esperavam as surpresas que os desafios apresentariam. O primeiro desafio foi a confecção de peças com o uso do material de diversos guarda-chuvas, que eles tiveram que correr para pegar em um parque. Alguns tiveram algumas ideias (mesmo que não muito boas) e outros nem imaginavam o que poderiam fazer. Realmente, esse não é o tipo de desafio fácil, pois exige muita criatividade e inovação dos estilistas, mas não era um bicho-de-se-cabeças. Apesar de não haver muita empolgação nas peças apresentadas, alguns dos participantes apresentaram algumas criações divertidas, porém todos haviam problemas de acabamento e para um desafio de 2 dias, acho que mais poderia ter sido feito. Em algum momento durante a apresentação dos concorrentes, alguns portifólios foram exibidos, mas foi um pena não ver toda aquela produção na passarela. Os participantes tentaram fazer peças simples e seguras e acabaram por não empolgar. Sem contar que suas concepções de cabelo e maquiagem deixaram muito a desejar. Para ser estilista não basta apenas entender de corte e costura; é preciso saber como compôr todo o look apresentado. Espero que haja mais bom senso no próximo episódio.
Agora falemos do ponto crucial do reality show: os apresentadores e os juradas. Adriane Galisteu se apresentou lindamente; amei cada modelito que ela usou. Contudo achei que ela tentou ser uma Heidi Klum sem perspectiva. Ela não teve suavidade em seus gestos e palavras e a tentavidade de usar as famosas citações (um deles: "In Fashion, one day you're in, in the other day you´re out") de Klum foi um fracasso ("Na moda, um dia você está in e no outro, está out"). Seria bem melhor se ela criasse novas frases com o mesmo objetivo. Sem contar o péssimo hábito que ela tem de parar com as pernas cruzadas. Além de não deixá-la à vontade, esse movimento (ou falta dele) fica péssimo no vídeo, principalmente para uma ex-modelo. Quanto a Alexandre Herchovitch, me deu pena do estilista. Provavelmente, ele está fazendo terapia para superar a timidez. Ele estava tão tenso quanto os participantes durante o primeiro contato e acho que isso pode ter atrapalhado um pouco esse povo. Como mentor, ainda não consegui decidi sua nota (rs), pois algumas informações foram bem passadas a uns e mal passadas a outros (ou nem houve muito comentário). Pelo experiência profissional que ele tem, naquele momento, ele podia ter sido igualado aos jovens participantes, pois ele não conseguiu passar o estímulo que aquelas "crianças" precisavam para ousar e surpreender os jurados. Sobre estes, achei que as presenças de Susana Barboza, editora de moda da revista ELLE, e Reinaldo Lourenço foram um ganho para o programa. Os comentários foram satisfatórios naquele momento. A única que não me empolgou foi Flávia Láfer, stylist, que não se destacou como comentarista. Fora isso, acho que os toques finais dessa arte de eliminação até que foram legais.
O resultado do primeiro desafio foi Luiz Pita, Cuiabá - MT, como vencedor, que apresentou um dos modelitos mais carismáticos (mas não exatamente o melhor) e a primeira eliminada foi Micheline Pimenta, São Paulo - SP. Particularmente, acho que a eliminação foi justa, pois ela não teve qualquer inspiração ou ideia para seu look de primavera. Essa situação nunca pode acontecer com um fashion designer.
Em considerações gerais, o primeiro episódio no Projeto Fashion, exibido pela BAND, não pode sofrer tanto com as críticas. Afinal a versão brasileira está na TV aberta, diferentemente da versão norte-americana, que é apresentada pela tv a cabo. Além disso, é partir do primeiro episódio que as arestas vão sendo acertadas. Apesar da experiência de Adriane como modelo e apresentadora, esse é um novo desafio para ela e também um desafio maior para Alexandre Herchovitch, que precisa encontrar um equilíbrio entre ele e os participantes. Espere-se que nos próximos espisódios todos estejam mais soltos e descontraídos, além de criativos e ousados. Eu vou continuar assistindo ao show com os olhos fixados na telinha e, claro, postanto aqui meus pareceres sobre o meu novo programa de sábado favorito.

Look vencedor, de Luiz Pita.




Look desclassificado, de Micheline Pimenta.
Muita luz!
Emily Bernardo

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...