Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

FILOSOFIA!

Depois de tanto conversar com intelectuais, ser forçada a estudar por um professor meio maluco e tentar explicar o conceito a alguns ignorantes no assunto, percebi que seria uma boa opção escrever sobre algo que poucos compreendem ou acham ser um bicho de sete cabeças: a Filosofia. Ouvi de muitos a pergunta "por que existe a faculdade de Filosofia?". Não sou nenhuma expert no assunto, mas posso me arriscar a explicar de forma mais simples o que é essa ciência tão magnânima. 

No Ensino Médio, há uma prévia do que é essa bendita palavra, geralmente ensinada como estudo da vida (do grego, filos = vida; sofia= estudo). A partir de então, alguns outros conceitos de estrutura da sociedade são passados. O que os educadores desejam é que você aprenda como se portar em sociedade e explicar os seus deveres e direitos de acordo com a cultura de seu povo. Tais conceitos não são suficientes para que os alunos entendam o verdadeiro objetivo da Filosofia, sendo ele o estudo amplo da vida, quando se entende por vida todo e qualquer meio onde qualquer ser possa estar. Você não precisa viver naquele ambiente, pois a partir do momento que você se encontra em determinado meio, você já é parte ativa dele. Por esse motivo foram lançados diversos livros sobre a Filosofia de diversas séries, como Os Simpsons. Percebe-se que é necessário o entendimento do ambiente onde a família se encontra e é ele que determina a justificativa das atitudes no cotidiano do clã.
Para aqueles que não sabem PhD, estágio final de estudos acadêmicos, é a sigla para Philosophy Doctor. Depois de se passar pela graduação, pós, mestrado e doutorado, resta ao indivíduo entender a Filosofia da ciência a qual se dedica, seja ela exata, humanas, saúde ou qualquer outra. Todos os conceitos têm um pré-conceito que se baseia na Filosofia. Isso também explica porque tantos filósofos também eram físicos, matemáticos, médicos, cientísticas e artistas. É preciso haver questionamento para que se desenvolva um estudo e surja uma nova ciência. 
Portanto, tenha a consciência de que a Filosofia nada mais é do que a ciência dos curiosos. Quando se estuda essa matéria, procura-se obter conhecimento constante ao questionar tudo a sua volta. A Filosofia é a desculpa acadêmica de curiosos extremos. Lembre-se sempre do comercial da TV Cultura: Não são as respostas que movem o mundo e, sim, as perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...