Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

OS PRIMEIROS PASSOS PARA ADOÇÃO ANIMAL

Adotar um animal, seja gato ou cachorro, é uma decisão muito importante e complexa. Afinal, é uma vida que você está tomando sob a sua responsabilidade e cada detalhe deve ser pensado e conversado em família, caso haja outras pessoas na casa.
O primeiro passo é estar em comum acordo com todos da família que terão convívio com o bichinho. Crianças e adultos devem estar cientes de suas respectivas responsabilidades para com o novo membro da família. A partir de então, decide-se qual o melhor: gato ou cachorro. Cães demandam mais atenção que os gatos, mas ambos precisam de amor e cuidados. Ambos deverão ser alimentados propriamente, banhados e levados ao veterinário regularmente. Tudo isso deve ser levado em conta, pois a adoção pode ser gratuita (NÃO EXISTE ADOÇÃO PAGA), mas há gastos posteriores que serão resultados dessa decisão.
 
 O ESPAÇO É IMPORTANTE!
Analise bem o espaço que há disponível para o animal. Esses animais não serão doados para ficarem presos em correntes curtas ou isolados de seus tutores. Caso more em um apartamento sem varanda, dê preferência a animais de porte micro e/ou gatos (as janelas do imóvel devem ser teladas). Apartamentos com varandas proporcionam a possibilidade de adoção para animais de médio porte; mas se ainda preferir gatos, a varanda devem ser TODA telada. Esses detalhes não excluem a necessidade de passear com o animal. O piso da casa pode atrapalhar o animal a se locomover e ele precisa ter mais estabilidade ao andar além de gastar energia para ter uma vida saudável e ser mais sociável. As famílias que possuem quintal não podem se iludir e ir direto a animais de grande porte. Isso vai depender do tamanho da área externo de sua casa. Caso ela seja pequena, ainda precisa animais de porte médio para grande. Animais com porte de rottwailler ou dog alemão precisam de muito espaço externo e alguém que esteja disposto a correr/fazer exercícios com eles pelo menos 40 minutos por dia.
 
QUAL É A MELHOR IDADE/ MACHO OU FÊMEA?
Agora é a vez de decidir a faixa etária do animal. Muitos preferem filhotes por acharem que seja mais fácil de "molda-lo" ao seu jeito. Pensamento equivocado. Animais adultos já estão mais acostumados a obediência e qualquer animal de qualquer idade pode ser treinado. Filhotes exigem maior atenção e paciência, visto que são mais curiosos e estão mais propensos a se meterem em encrencas e mastigar alguma coisa que não devem. Outro pensamento errôneo das pessoas é acharem que animais surdos, cegos ou de três patinhas não podem ser independentes. Eles se acostumam com suas deficiências e podem ter uma vida normal como qualquer outro animal. Basta o tutor aprender a respeitar o tempo do bichinho. Animais que têm paralisia nas patas precisam de um cuidado especial como fraldas, horários específicos e cadeirinhas próprias, mas podem nos dar tanta alegria quando um animal sem deficiência locomotiva. Para sanar duas dúvidas, procure vídeos na internet e observe o comportamento deles.
Macho ou fêmea? Machos são mais propensos a serem territoriais e futuramente poderão estar restritos a fêmeas caso desejem ter mais um bichinho. Se você está preocupado com a ciclo menstrual da fêmea, saiba as castradas não menstruam e dificilmente você adotará um animal não castrado.

RAÇA OU SEM RAÇA DEFINIDA?
Conseguir filhotes de raça é algo muito difícil. Quando ocorre, já há uma fila de espera por aquele animal, que provavelmente foi descartado por algum motivo. Tenha em mente que não será a raça do animal que lhe dará o amor. Algumas raças demandam cuidados específicos de higiene, como tosas periódicas, o que acarretam gastos e muitos animais são abandonados por isso.
O INÍCIO DO PROCESSO DE ESCOLHA.
Chegou a hora de buscar pelo seu novo amigo. Há diversas ONGs pelas cidades, abrigos, protetores independentes com milhares de animais que precisam de um lar, centros de zoonoses. Veja as fotos, leia com atenção todas as informações sobre o animal, inclusive o seu histórico. Quando for entrar em contato com o responsável pela adoção, relate o ambiente familiar e o espaço que o animal terá. Em alguns casos, você receberá um formulário para análise de adotante. Não minta no formulário, pois o protetor poderá ir até sua residência para averiguar as informações.
Pode parecer zelo exagerado, mas lembre-se que alguns amimais já sofreram abandono, maus tratos e foram usados exclusivamente para procriação. Pode haver fila de adoção para um animal específico, principalmente para os de raça. Entre os protetores há uma lista negra com nomes de pessoas que adotaram para procriação, para matarem em rituais religiosos (principalmente gatos negros) ou que voltaram a abandonar o animal.
Depois será agendada uma visita para que todos se conheçam. Você não é obrigado a adotar o primeiro animal que visitar. Faça uma escolha consciente. Faça todas as perguntas sobre o temperamento do animal e todas as outras que você achar pertinente. Observe o animal com as crianças e veja se todos estão interagindo.

PRONTOS PARA ADOÇÃO
Depois de tudo esclarecido e devidamente discutido em família, chegou a hora de bater o martelo e escolher de vez o seu melhor amigo. Geralmente os documentos necessários para adotar um animal é o comprovante de residência e o RG, ter mais de 18 anos e assinar o termo de adoção, no qual consta informações sobre o animal, seus dados e o comprometimento do adotante. Leia o termo com atenção. Lembre-se que se em algum momento você não poder mais ficar com o bichinho, entre em contato com o protetor e explique a situação e devolva o bichinho a ele ou doe a quem você realmente confie e fique de olho.

PRIMEIRO MOMENTO PÓS-ADOÇÃO
Alguns protetores já fornecem exames de sangue e a carteirinha de vacinação do animal. De qualquer forma, leve o animal ao veterinário para um novo exame de sangue e para tomar alguma vacina que esteja faltando. Lembre-se que existem a vacina de manutenção anual e muitos tutores esquecem disso. Isso impedirá que seu animal tenha problemas de saúdes grandes como a doença de carrapato e a cinomose.
O que o bichinho precisa ao chegar em casa é tem um lugar certo para dormir, bebedouro e comedouro. Brinquedos e roupinhas podem vir depois.

Boa sorte!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...