Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

II ENCONTRO DE QUEIJOS E VINHOS

Demorei a escrever, mas cá estamos nós para compartilhar mais um sucesso. O segundo Encontro de Queijos e Vinhos aconteceu, no dia 02 de agosto, novamente na minha casa. Conforme prometido no convite que enviamos pelo facebook, houve surpresas no cardápio e para lembrancinhas para aqueles que compareceram.

Nossa mesa quase pronta. 
Começamos a planejar o evento 3 meses antes pois eu precisava me organizar. Foram 2 meses degustando vinhos brancos para presentear meus amigos e batendo ponto quase todos os fins de semana da CADEG (virou quintal de casa) para isso. Claro que demos a versão de mini do Sunrise Sauvingon Blanc, da Concha y Toro (Chile).



Produtor: Concha y Toro
Tipo: Branco
País: Chile
Uva(s): Sauvignon Blanc
Graduação Alcoólica: 12,5%
Temperatura Ideal: 8 a 10ºC
Envelhecimento: Vinificação tradicional em tanques de aço inox com temperatura controlada e estágio de 2 meses nos próprios tanques para afinamento das notas aromáticas e gustativas.
Safra: 2009
Estimativa de guarda: não é um vinho de guarda
Degustação: Frutado com notas cítricas e minerais, em especial grapefruit. No paladar, vinho fresco, balanceado e com boa acidez. Na visão, coloração amarelo palha com reflexos esverdeados.

Quanto às bebidas que foram degustadas. Esse ano eu queria explorar mais a fermentação em geral e agradar a todos os paladares; então, outra surpresa foi a compra de cervejas artesanais/gourmet. Foram servidas as seguintes cervejas:




Produtor: Bohemia
Tipo: Escura
País: Brasil
Volume alcoólico: 5,0%
Temperatura ideal: 8º-12ºC
Degustação: Cerveja encorpada e de espuma cremosa e envolvente. Seu aroma tem notas de toffee chocolate. Facilmente harmonizada com ratos assados, massas e sobremesas de chocolate, que ressaltam o aroma doce e o sabor dos maltes torrados. 




Produtor: Bohemia
Tipo: Weiss
País: Brasil
Volume alcoólico: 5,6%
Temperatura ideal: 0º-4ºC
Degustação: Cerveja leve e refrescante e aromática, de escuma cremosa e aveludada. Harmoniza com peixes, saladas e pratos alemães. 


Produtor: Heineken - CKBR
Tipo: Lager
País: México
Volume alcoólico: 4,3%
Temperatura ideal: 0º-4ºC
Degustação: De cor dourada, pouco amarga e de sabor refrescante. Harmoniza bem com frutos do mar e petiscos. 
  

Produtor: Anheuser-Busch InBev
Tipo: Lager
País: Bélgica
Volume alcoólico: 5%
Temperatura ideal: 5º-7ºC
Degustação: De cor amarelo ouro, a cerveja de sabor balanceado e marcante, com notas frutadas. Harmoniza com comida oriental, petiscos e churrasco. 

Produtor: Cerpa Cervejaria Paraense
Tipo: Lager
País: Brasil
Volume alcoólico: 5,3%
Temperatura ideal: 0º-4ºC
Degustação: De cor amarelo-palha, a cerveja é leve e refrescante e harmoniza bem com saladas e frutos do mar. 


Produtor: Wells & Young's
Tipo: Ale saborizada
País: Inglaterra
Volume alcoólico: 5,2%
Temperatura ideal: 5º-7ºC
Degustação: De cor dourada, a cerveja tem aroma de mel e levemente adociada, com paladar equilibrado e refrescante. 



Produtor: Cervejaria Colorado
País: Brasil
Tipo: Premium American Larger
Volume alcoólico: 4,5%
Temperatura ideal: 4-7ºC
Degustação: De cor dourada e leve amargor, essa tradicional Pilsen com notas de mandioca acompanhada bem pratos condimentados e queijos fortes.



Produtor: Cervejaria Sankt Gallen
Tipo: Classic American Pilsner
País: Brasil
Volume alcoólico: 5%
Temperatura ideal: 5º-7ºC
Degustação: Cerveja de baixa fermentação e refrescante, com aroma maltado com toque de mel. Harmoniza bem com petiscos, defumados, embutidos, castanhas e churrasco. 

Não vire o nariz para a combinação. O objetivo era promover a degustação e harmonização e tudo funcionou muito bem. Não sobraram cervejas e ainda recebemos uma bela orientação do querido amigo Eder, brasiliense com entendedor e bebedor. Seremos sempre gratos por suas palavras.

Voltemos ao vinho! Como referência à bebida de Baco, tivemos um seco californiano, um suave português, um suave brasileiro, e espumante suave brasileiro; além de suco de uva (dessa vez apelei para o Del Valle) e de laranja. 

Produtor: Carmin
Tipo de vinho: Branco
País: Portugal
Safra: 2012
Uvas: Antão Vaz, Perrum, Rabo de Ovelha
Volume alcoólico: 13,5%
Temperatura ideal: 6 a 9°C
Degustação: Vinho com aspecto cristalino e cor tênue e aroma frutado e fresco. No paladar é rico em frutas, equilibrado, com boa acidez e final fino e persistente.


Produtor: Casa Valduga
Tipo de vinho: Tinto
País: Brasil
Uvas: Cabernet Franc e Pinot Noir
Volume alcoólico: 12%
Temperatura ideal: 14º-16º C
Degustação: Vinho suave sem adição de açúcar, com paladar refrescante e leve. Aromas frutados. Harmoniza bem com carnes bovinas, queijos suaves e massas frescas. 



Produtor: Terranova
Tipo de vinho: Espumante moscatel Suave
País: Brasil
Uvas: Moscato
Volume alcoólico: 7,1% a 9%
Temperatura ideal: 4º-6ºC
Degustação: De aroma floral, esse espumante é fácil de beber. Harmoniza bem com frustas frescas e sobremesas cítricas. 




Produtor: Bodega Crios
Tipo de vinho: 
País: Argentina
Uvas: Malbec
Volume alcoólico: 13,9%
Temperatura ideal: 4º-6ºC
Degustação: De aroma de frutas vermelhas, como morango, framboesa e cereja. No paladar, sabores de groselha e cereja com traços suaves de especiarias no final de boca.



Quanto aos “comes”, dessa vez eu não exagerei na quantidade de queijos, frios e pães. Tudo foi bem pensado e explorado. Solicitei que algumas pessoas que trouxessem itens fáceis de se encontrar em mercados e deu certo. De pães houve apenas um italiano, um pedaço do australiano e duas bisnagas pequenas de pão integral. Comprei as pastinhas de provolone e alho poró prontas e os outros acompanhamentos foram a geleia de damasco, os famosos palitinhos da tia Wilma, palitos de biscoito de cebola, morangos cortadinhos e inteiros, uvas (lógico!), amendoim com casquinha de cebola e saladinha caprese.
Os queijos disponíveis foram o de cabra, provolone, brie, prato, mussarela, mofo azul, gorgonzola e holandês masdam. Os frios foram copa, presunto de parma, peito de peru, presunto e salaminho. De todos, apenas me arrependi do queijo de cabra. Não comprei a mesma marca do ano passado (pois não lembrava qual era) e o queijo tinha um “que” de sabão. Esse ano também me aventurei mais no brie e comprei uma marca francesa; o queijo estava divino – caro, mas divino.


Não posso deixar de comentar as louças que usamos. As taças de espumantes e o jarro para as flores são de cristal e sã da época do enxoval da minha sogra. São simplesmente lindos. 
Queijo Masdam holandês e Brie francês. Ao fundo, a geleia de damasco para acompanhar o brie. 

Pastinha de azeitona e bruschetta de pimenta. 

Presunto de parma enrolado no palito de biscoito de cebola. Fez muito sucesso. As torradas são homemade.

Queijo azul, Holandês Gouda e queijo de cabra. 

Combinado de pepino, cream cheese e salão defumado. Na bandeja de frios, salaminho, blanquet e copa. 

Tomate cereja com mussarela de búfala. O molo foi feito com azeite grego, sal e orégano. 

Frutas não podiam faltar. 

Pães italiano, integral e australiano.

Pavê crocante e o pudim maravilhoso da minha mãe.
De sobremesa, exageradamente servimos pudim, torta crocante, morango ao creme, pêssegos em calda e creme de leite. O exagero tem explicação: eu tinha esquecido de fazer o cheesecake, então liguei para minha mãe na sexta-feira e pedi para que ele fizesse o maravilhoso pudim de leite dela. No sábado, quando fomos almoçar no restaurante perto de casa, comi o pedacinho da torta crocante e comentei: “Poxa, podia ter comprado a torta aqui para hoje á noite”. Tia Wilma prontamente se ofereceu para compra-la. Os pêssegos já estavam na lista e os morangos... bom, são morangos.
Viciada no Pinterest como estou, pequei algumas ideias para a reunião de amigos: o morango no espumante, o presunto de parma enrolado nos palitos de biscoito e a saladinha caprese no palitinho. Foi uma surpresa para mim como foram bem aceitos. Esse ano ainda tivemos a sopinha de ervilha para aquecer o inverno. Como sempre, todos comeram e beberam bastante, tudo sempre moderado e saíram felizes da noite do encontro.

Meu novo queridinho: a taça para rolhas.. ainda vazia. Comprada especialmente para essa noite.

Meus novos baldes de gelo. Não poderiam ter mais úteis.

Nada como ter cada detalhe temático.

Essa animação apenas me impulsiona para fazermos desse momento um evento anual no calendário “Amigos”, principalmente por ter minha mãe na bagunça tanto e ela afirmar no dia seguinte que a-do-rou.  Agradeço a todos que vieram – mesmo meio doentinhos, não é, Patty? -, a tia Wilma e D. Therezinha que sempre me ajudam bastante. Agradeço principalmente ao meu amado marido, amigo, companheiro e parceiro de todas as horas, que mergulha de cabeça nessas aventuras festeiras comigo. 

Fim de festa e parte do que foi consumido. Não coloquei as caixas de suco e também faltou o vinho tinto seco e o Olaria, branco português. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...