Páginas

LUA-DE-MEL EM GRAMADO

TERCEIRO DIA

02/07/2013

Na terça-feira nos permitimos dormir mais um pouquinho, até porque passei um baita perrengue à noite, pois já estava resfriada. Gente, como foi difícil dormir entupida! Demos início ao nosso Tour Gramado e Canela, com mapas e guias em mãos.
Primeiro fomos ao Lago Negro, que fica relativamente próximo do hotel onde nos hospedamos. O dia estava lindo e com 10ºC. Totalmente suportável. O Lago Negro é apenas um lago, sem grandes atrativos, mas onde se pode tirar boas fotos. Há pedalinhos em forma de cisne, mas como eu não tenho a mínima paciência para esse tipo de coisa, apenas passeamos um pouco e fotografamos. Tudo durou 15 minutos.

De lá, fomos direto para Canela e fizemos alguns pit stops no caminho. A vista do Belvedere ou Vale do Quilombo é linda, mas você fica na estrada que liga as duas cidades. É parar tirar 3 fotos e seguir. Também paramos no Reino do Chocolate e no Museu a Vapor. Nesse momento tivemos a certeza de que fizemos um bom negócio trocando o Tour Gramado e Canela pela Noite Gaúcha, pois esses ambientes são apenas mini-museus com entradas que variam de R$15 a R$20 e são bem mais interessantes para crianças. Adultos não precisam perder o tempo com esses atrativos. Ambos geralmente estão incluídos no Tour oferecidos por muitas empresas de turismo, mas sempre sem o ingresso incluso. Resultado: o passageiro perde tempo do lado de fora, aguardando aqueles que entram. Avistamos os museus de carros antigos, Harley Davidson e do Moda. Cada um com entrada a R$30 para ver apenas salões aberto com uma dúzia de itens. Realmente, passe por cima disso.

Vista do Vale do Quilombo - Belvedere
Em Canela, no centro da cidade, logo fomos para a Catedral de Pedra... simplesmente exuberante. Depois passeamos um pouco pela cidade, fomos ao supermercado e também tiramos algumas fotos extras, mas não demoramos muito. O mais interessante de Canela fica em seu entorno. Partimos para o Parque do Caracol, com direito a uma paradinha rápida para tirar fotos em frente ao Parque Floryball. Não entramos pelos mesmos motivos dos outros - ambiente infantil.

O Parque do Caracol é lindo e vale os R$12 por pessoa. Passamos quase duas horas andando e fotografando. Há dois mirantes para avista a Cachoeira do Caracol. Um fica ao acesso de todos os visitantes e o outro é o observatório, no qual se paga R$10 para subi, mas vale a pena. Depois passeamos e vimos mais duas belas quedas d'água.
 Passamos em frente ao Palácio de Gelo, mas realmente não nos animados para entrar. O mesmo aconteceu com o Castelinho do Caracol. Há outros parques ecológicos para caminhas e fotos incríveis, mas não tínhamos tempo suficiente para tudo isso. Voltamos para Gramado e fomos direto para a Aldeia do Papai Noel. Quase cai para trás: R$18 a entrada. O espaço é bem grande, mas ideal para crianças. Certamente pagar R$18 no Natal seria bem melhor do que em junho. Não havia grandes decorações e o que mais me encantou foram as renas e o são bernardo. Até as lembranças de lá são caríssimas.
Também fomos no Le Jardin, uma propriedade com um belo jardim, principalmente com Lavanda. Infelizmente, inverno e flores não combinam, mas valeu ter passeado na loja tão cheirosa.
Parque do Caracol

Ainda passeamos mais um pouco no Centro de Gramado e tomei dois chocolates quentes. Um passeando e outro no restaurante Bistrot, na Rua Coberta, onde também comemos um maravilhoso Applestrudel. Gente, como estava bom!!! Pena que tínhamos esquecido um detalhe: aquele era o dia da Noite Gaúcha.

Às 19h, o ônibus da Vento Sul nos buscou e lá fomos nós para Canela. Tudo acontece no restaurante Garfo & Bombacha. Ao entrar, somos recebidos com uma confraternização com o chimarrão. Há também uma mesa de degustação de diversos tipos de cachaça e, claro, cai dentro! O buffet é liberado, com sopa de massinha na entrada. Para quem não come carne vermelha como eu, há uma mesa farta de legumes, peixes e frango também ficam há disposição. Para carnívoros como meu marido, o costelão na vala é agrande atração do local. O show de músicas e danças típicas do sul e da América Latina foi excelente e encantador. Há intereção com os visitantes e não há como não rir. De modo algum nos arrependemos de ter ido lá. Perguntei o valor real para quem for sem empresas de turismo e é R$100. Com as empresas citadas, o valor varia entre R$150 e R$195.

Acredito que tivemos um dia bem produtivo. Depois de tanto comer e tanto frio, hotel e cama para nos prepararmos para acordar cedo e fazer o passeio de Maria Fumaça no dia seguinte.